quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Lei Áurea - Constituição de 1988

Lei Áurea-
Lei Áurea, que tinha por finalidade libertar todos os escravos que dependiam dos senhores de engenho e da elite cafeeira.
Até a promulgação definitiva da abolição da escravatura, muitas leis foram criadas no sentido de ‘libertar lentamente’ os trabalhadores forçados. Em setembro de 1871 foi criada a Lei do Ventre Livre, que proibia o trabalho de negros escravizados que não haviam atingido a maioridade; e a Lei dos Sexagenários, favorável aos escravos de mais de 60 anos.
Como regente do Brasil na época, a Princesa Isabel foi a responsável por assinar a Lei Áurea, depois de diversas tentativas empenhadas pelos integrantes da Campanha Abolicionista, que se desenvolvia desde 1870.
Também houve grande envolvimento com a liberdade dos escravos da própria Princesa Isabel. Ela votou a favor à Lei do Ventre Livre como senadora do Parlamento e financiou quilombos e refúgios de escravos com o fim de libertá-los.
O projeto da Lei Áurea foi apresentado pela primeira vez uma semana antes de ser aprovado pelo ministro Rodrigo Augusto da Silva. Passou pela Câmara e foi rapidamente avançado pelo Senado, para sanção da princesa regente. Foi uma medida estratégica, porque os deputados e alguns senadores queriam que o projeto de lei fosse aprovado de qualquer maneira enquanto o rei D. Pedro II viajava para o exterior.

texto: wikipedia

Constituição de 1988-
Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
I - homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição;
II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei;
III - ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante;

IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
V - é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem;

texto: planalto.gov.br

Textos Pessoais:

Lei Áurea e Limites:
A lei Áurea foi a lei que aboliu a escravidão. Foi uma lei muito vantajosa, mas teve seus limites porque apesar dessa lei ter abolido a escravidão não estabeleceu dreitos a essas pessoas que tinham acabado de ser libertas, também não acabou com o preconceito contra os negros.

Constituiçao de 1988:
Essa constituição foi muito vantajosa contra essa questão do preconceito pois estabelecia regras como a igualdade entre a cor ,o sexo e até liberdade de pensamento. Também foi contra a tortura e a obrigação de fazer atos forçados (duas caracteristicas da escravidão no Brasil)

     
imagem do Google
Postado por Cainan








Nenhum comentário:

Postar um comentário