domingo, 6 de novembro de 2011

Cangaço - Canudos

Canudos-
Imagem de época de Canudos:


Imagem retirada do Google

Opositores de Canudos:


Consolidando uma comunidade não sujeita ao mando dos representantes do poder vigente, Canudos, nome dado à comunidade por seus opositores, se tornou uma ameaça ao interesse dos poderosos. De um lado, a Igreja atacava a comunidade alegando que os seguidores de Conselheiro eram apegados à heresia e à depravação. Por outro, os políticos e senhores de terra, com o uso dos meios de comunicação da época, diziam que Antônio Conselheiro era monarquista e liderava um movimento que almejava derrubar o governo republicano, instalado em 1889.

Incriminada por setores influentes e poderosos da sociedade da época, Canudos foi alvo das tropas republicanas. Ao contrário das expectativas do governo, a comunidade conseguiu resistir a quatro investidas militares. Somente na última expedição, que contava com metralhadoras e canhões, a população apta para o combate (homens e rapazes) foi massacrada. A comunidade se reduziu a algumas centenas de mulheres, idosos e crianças. Antonio Conselheiro, com a saúde fragilizada, morreu dias antes do último combate. Ao encontrarem seu corpo, deceparam sua cabeça e a enviaram para que estudassem as características do crânio de um “louco fanático”.


Por Rainer Sousa
Graduado em História
Equipe Brasil Escola

Cangaço-

Imagem de época do Cangaço:


Imagem do Google

Características do Cangaço:

Cangaço foi um fenômeno ocorrido no nordeste brasileiro de meados do século XIX ao início do século XX. O cangaço tem suas origens em questões sociais e fundiárias do Nordeste brasileiro, caracterizando-se por ações violentas de grupos ou indivíduos isolados: assaltavam fazendas, sequestravam coronéis (grandes fazendeiros) e saqueavam comboios e armazéns. Não tinham moradia fixa: viviam perambulando pelo sertão brasileiro, praticando tais crimes, fugindo e se escondendo.
O Cangaço pode ser dividido em três subgrupos: os que prestavam serviços esporádicos para os latifundiários; os "políticos", expressão de   poder dos grandes fazendeiros; e os cangaceiros independentes, com características de banditismo.
Os cangaceiros conheciam bem o Cerrado, e por isso, era tão fácil fugir das autoridades. Estavam sempre preparados para enfrentar todo o tipo de situação. Conheciam as plantas medicinais, as fontes de água, locais com alimento, rotas de fuga e lugares de difícil acesso.

Texto da Wikipédia

Cangaço - Canudos :

Os dois movimentos ocorreram no Nordeste, surgindo por problemas econômicos e sociais. Os cangaçeiros eram nômades, já a população de Canudos viviam numa fazenda (Canudos). A população de Canudos era formada por camponêses, pequenos proprietários e comerciantes, já os cangaçeiros eram formados por 3 grupos: que tinham mais a pretica do banditismo, os que fazem favores aos coronéis, e os que tinham uma expreção do poder latifundiário . O Cangaço era um movimento ''brutal'' tendo como lider, Lampeão, Canudos foi mais religioso, tendo como lider, Antônio Conselheiro. O Cangaço acabou com a morte de Lampeão, Canudos com a sua invasão, que no final só sobraram 4, tendo todo o resto ido embora. Uma parte dos cangaçeiros também, prestavam favores aos coronéis, enquanto esses coronéis eram os opositores de Canudos.

Postado por Cainan

Nenhum comentário:

Postar um comentário